Hoje é meu primeiro dia útil do ano e já estou saindo para me inscrever novamente na academia. Meu plano venceu no final de dezembro e eu ainda não tinha renovado, então andei pensando se trocava de academia ou não. Acabei optando por continuar na mesma, já que adoro tudo por lá e ainda tenho companhia do noivo para malhar, mas resolvi fazer uma listinha de coisas que devemos levar em consideração ao escolher uma academia e, muitas vezes, nem pensamos ao nos matricularmos. Espero que ajude você a escolher a academia certa e que não falte vontade de sair de casa para malhar. 😉
Localização

Dando uma escapadinha na hora do almoço pra malhar. É isso aí, colega!
Imagem: Fitness woman go to gym for training, by Shutterstock.
Tá aí uma das coisas mais importantes ao escolher uma academia onde você consiga ir praticamente todo dia. A primeira coisa que você deve pensar é em qual horário pretende ir à academia e como você vai inserir esse hábito na sua rotina.
Você prefere tomar banho e se trocar em casa? Então escolha uma academia bem pertinho, para que você possa ir à pé e não tenha que se preocupar com trânsito ou estacionamento. De manhã você provavelmente terá o tempo contado para se exercitar e à noite você já estará um pouco cansada e com vontade de ir para casa descansar. Melhor não dar mole e se “blindar” da auto sabotagem e das desculpas de “ah, fiquei com preguiça de pegar o carro” ou “acordei 15 minutos atrasada, não dava tempo”. A mesma coisa vale caso você queira ir à academia no seu horário de almoço. Quanto menos tempo você perder para ir e voltar, melhor. Sobra mais tempo para se exercitar com calma. 😉
Escolher uma academia no meio do caminho entre a casa e o trabalho também pode ser uma opção, ainda mais se você mora longe do trabalho. Há alguns anos eu morava em Santo André e trabalhava em São Paulo, então aproveitava que o ônibus fretado chegava muito cedo no bairro onde trabalhava e ia para a academia. Dava tempo de fazer musculação, tomar banho e fazer um lanche tranquilamente antes de ir para o trabalho e muito MUITO minha disposição ao longo do dia. Ficava até triste quando perdia a hora e não conseguia pegar o fretado.
O que a academia oferece X seu estilo de malhação

Imagem: A shot of a happy female athlete holding a water bottle in a gym, by Shutterstock.
Tem academia de tudo quanto é tipo e estilo, então antes de começar a pesquisar todas as que existem e ficar perdida no meio de tanta informação, defina o que você quer e gosta de fazer. Prefere só fazer musculação, sem nenhuma aula aeróbica? Acha musculação um saco e prefere ter companhia em aulas? É doida por esportes aquáticos? Fica entediada rapidamente caso tenha que fazer sempre o mesmo tipo de treino e aula? Respondido isso, você já tem meio caminho andado para acertar na escolha.
Preste muita atenção à tudo o que a mensalidade da academia te permite. Não necessariamente todos os pacotes oferecidos por uma academia com piscina incluem esportes aquáticos, por exemplo. Também é bom sempre perguntar se o seu plano permite que você frequente outras unidades da academia, caso elas existam. Vai que um dia você viaja e não quer pular treino? Isso pode ser muito útil para quem se desloca muito no dia-a-dia.
Uma opção cada vez mais comum em academias é o acompanhamento por um personal trainer do próprio staff da empresa. Na academia que frequento, por exemplo, todos os alunos tem acompanhamento e instruções dadas pelos professores, mas há a opção de que um professor seja designado para te acompanhar durante todo seu treino, com toda a atenção só para você, o tempo todo. Claro que isso geralmente é pago separadamente, mas é bom saber que essa opção existe. Caso você já tenha um personal trainer e quer que ele te acompanhe na academia, cheque se a academia permite a entrada de um profissional de fora.
Quem frequenta

Imagem: Smiling senior woman holding her thumbs up in spinning class in a fitness center, by Shutterstock.
Aqui entra a dica da tímida: vá conhecer a academia no dia e horário em que você sabe que a frequentará. Assim você consegue ver se vai malhar em meio à turma marombeira, entre as senhorinhas ou entre a galera que está apressada para ir ao trabalho. Isso com certeza faz muita diferença, pelo menos pra mim.
A gente acaba reparando nas pessoas que estão no mesmo ambiente que a gente, não tem gente. E, claro, sabemos muito bem que as outras pessoas também vão reparar, mesmo que não seja por mal. Então é bom que você malhe em um ambiente que não te deixe constrangida por motivo algum. Também é legal saber se vai ter gente puxando papo o tempo todo (eu ODEEEEIO isso, sou mega anti-social na academia. Haha), se o pessoal vai muito produzido, se você vai ter que revezar muito aparelho durante o treino… essas são coisas que você consegue perceber um pouco fazendo uma visita e pedindo para o atendente te deixar dar uma volta sozinha pela academia. Não tenha vergonha de fazer isso, é um fator muito importante para que você realmente frequente e goste de estar ali. 😉
Companhia

Você e a amiga só nas selfies no meio da malhação. Quem nunca? X)
Imagem: Sporty girlfriends taking phone selfie during a break at run training in urban area, by Shutterstock.
Sua mãe está mega animada com as aulas, sua melhor amiga malha em uma academia que bomba e é a maior diversão, seu marido já tem a turma da academia e você adora todo mundo… sim, isso conta. Ter uma companhia para se exercitar é sempre muito bom e ajuda muito na hora de sair do sofá. Caso você goste de ter alguém para compartilhar as experiências, vale a pena sim fazer um esforcinho e se matricular na mesma academia que alguém que você gosta frequenta. Mas ó: não use essa desculpa como muleta, hein? Nada de falar que só não começou a academia ainda porque onde Fulana frequenta é um pouco fora do seu caminho ou algo do tipo. Se for fazer isso, esquece a companhia e se joga sozinha em alguma academia que seja melhor para você.
Valor

Imagem: Young woman showing she has no money by turning out her pockets, white background, by Shutterstock.
Não vai adiantar nada você escolher uma academia baratinha com foco em musculação e ficar entediada já no segundo mês. Também não vale muito a pena pagar por uma academia cheia de aulas diferentes e não fazer nenhuma delas. Por isso, eu digo: não escolha a academia somente pelo valor dela. O barato pode sair caro caso você fique pagando e não vá. É sério.
Depois de pensar sobre todos os pontos acima, escolha a academia que melhor se encaixa no seu perfil e no seu bolso. A parte financeira é muito importante, mas não se guie apenas por ela.
em 13/01/2016
Vem sempre por aqui!53 Comentários! :)
Esse post ficou muito bom!!! Falou tudo. Localização e preço são os fatores principais pra mim.
Beijocas
em 15/01/2016
Vem sempre por aqui!71 Comentários! :)
O pior é que é tudo coisa óbvia que a gente esquece de levar em consideração quando vai na empolgação de começar a malhar logo, né? Achei que valei um post só pra lembrar todo mundo. Hahaha
Vida Saudável: Hora de se mexer! (parte 2) - Acordei Disposta
em 20/01/2016
Vem sempre por aqui!0 Comentários! :)
[…] qual academia escolher? Para isso sugiro a leitura deste post da Carô. Está supercompleto! […]
em 29/06/2016
Vem sempre por aqui!17 Comentários! :)
Olha eu fiz minha estreia em academia faz dois meses e todos esses pontos foram muito importantes, mas o principal foi conversar com o professor que estaria no horário em que eu iria, que seria de manhã cedo.
Gostei dele e vi que ele entendeu meu objetivo e respeitou meus pontos, me senti confortável e confiei no cara. Mas isso só vale pra academias pequenas, né? Não sei.
Aqui tá super de boa, de manhã é vazio, só tem os fracassados (sobrepeso, machucados e idosos. estou em 2/3 dos grupos citados). Ou seja, me sinto bem no ambiente, o que não acontece aos sábados já que a academia abre mais tarde e logo depois tem aula de crossfit e surgem todas as tagarelas e bonitonas e gatões exibicionistas do bairro.
Nada contra, é só que eles ficam parados batendo papo e eu tenho que pedir licença a cada 2 segundos. 😛
em 30/06/2016
Vem sempre por aqui!71 Comentários! :)
A galera que fica de conversa nos aparelhos me mataaaa! HAHHAHAHA.
Isso que você falou, de ter conversado com o profissional e gostado dele é importantíssimo mesmo, Má. Fez muito bem. 🙂