Hoje damos início à série de posts sobre “temperos naturais que a Ju usa e ama”, hahahahah. Brincadeiras à parte, apesar de me achar uma péssima cozinheira porque sou muito preguiçosa na cozinha, eu sou apaixonada pelo poder das ervas, plantas e temperos. Quando conhecemos um pouco mais sobre esses itens, fica muito mais fácil e prático torná-los nossos aliados para manter a saúde em dia.

A Cúrcuma ou Açafrão da Terra (o nome científico é Curcuma Longa), é uma planta herbácea da família do gengibre, originária da Ásia. Da sua raiz é possível extrair o pó que pode ser usado como condimento ou corante.

É um potente anti-inflamatório natural, antiséptico, antioxidante e antibacteriana, por isso ajuda a combater inflamações e doenças. E existem estudos que mencionam que a Curcumina, substância encontrada na cúrcuma, pode ajudar na prevenção do câncer, de problemas nas cataratas e doenças do coração. Pode ajudar também na diminuição do colesterol, desacelerar o avanço do Mal de Alzeheimer e diminuir as dores causadas pela Artrite Reumatóide.

Como inserir a Cúrcuma ou Açafrão da Terra na alimentação?

Achei em alguns textos que a cúrcuma possui um sabor picante. Não sei se pelo fato de utilizar esse tempero há bastante tempo, eu não noto essa característica picante. Uma sugestão para quem ainda não consegue a cúrcuma, é colocar o tempo aos poucos e aumentar a quantidade conforme o paladar for ajustando. É como pimenta, quando mais consumimos, menos sentimos o ardor.

Como utilizar a Cúrcuma ou Açafrão da Terra na alimentação?

Eu uso a cúrcuma no ovo frito, em cima do ovo cozido, na hora de temperar o peito de frango, no frango da sopa, ou melhor, em todo e qualquer frango que eu vá temperar e na crepioca também. Algumas pessoas usam no arroz, mas eu não tenho esse hábito.

Dica exxxxperta: como eu uso esse tempero todo dia, em praticamente todas as refeições que eu preparo, eu deixo o pó da cúrcuma é um saleiro pequeno. Como a cúrcuma é um corante bem forte e impregna nos dedos, o saleiro foi a melhor opção que achei.

IMG_1714

Dá para cultivar a Cúrcuma na hortinha de casa? 

Entrei em contato com a Sabor de Fazenda – Ervas e Temperos para saber mais sobre o cultivo em casa e e eles me informaram que podemos tê-la em um vaso grande acima de 40 de profundidade. O tempo para a colheita é de aproximadamente 6 meses quando as folhas ficam feias, secas e caem. Aí vale a pena verificar a quantidade de espaço que você terá em casa para a horta e estudar se é viável ou não escolher essa plantar para compor sua hortinha.

E vocês, já usam o Açafrão da Terra com frequência? Como gostam de usá-lo? Deixa a dica aí nos comentários. Ah! Diz pra mim qual outro tempero vocês gostariam de saber mais 😉