Aqui no Acordei Disposta acreditamos que é nosso dever falar de atletas e esportes brasileiros, gente que rala muito para conquistar medalhas para o país. Com as Olimpíadas Rio 2016 se aproximando, vamos trazer algumas entrevistas com atletas que participarão da competição. Torcer por alguém que conhecemos a história é sempre mais gostoso, né? E tem tanta história linda por aí! É uma honra poder falar com esses atletas, estamos muito felizes.

A primeira entrevistada é a Cisiane Dutra Lopes, uma atleta da marcha atlética brasileira, que está indo para sua primeira Olimpíada. Cisiane é pernambucana, hexacampeã da Copa Brasil de Marcha e se classificou para as Olimpíadas em outubro de 2015. Mulher porreta!

cisiane-dutra

AD – Como foi seu começo no esporte e como a marcha atlética apareceu na sua vida?
Cisiane – Comecei nas aulas de educação física da escola onde estudava. A professora me levou para fazer atletismo, tentei várias provas do atletismo mas não dei certo em nenhuma até um dia que descobri a marcha atlética, quando tinha 12 anos.

AD – Você treina quantos horas por dia? Como são divididos esses horários de treino?
Cisiane – Treino em média de 3 a 4 horas por dia de segunda a sábado, nas segundas terças e quintas faço duas sessões diárias de treino. Na parte da manhã faço o treino principal e a tarde o treino secundário. Tenho academia uma vez na semana.

AD – Além do educador físico, quais outros profissionais te acompanham?
Cisiane – Tenho o acompanhamento do meu treinador, de um preparador físico que cuida do meu trabalho de musculação, de fisioterapeuta/osteopata, de nutricionista e de uma psicóloga.

AD – Para se preparar para a marcha atlética, pratica algum outro esporte? A musculação é específica para alguma região do corpo?
Cisiane – Pratico apenas o atletismo. A musculação não é específica para uma região do corpo, mas é voltada pensando sempre na ação técnica da marcha atlética com o objetivo de resistência de força e não ganho de massa.

AD – Onde acontecem seus treinos? Como é a estrutura do local de treinamento? Está de acordo com o que você precisa?
Cisiane – Meus treinos acontecem na pista de atletismo (em percursos no campus da UFPE), na rua e na academia. A estrutura do meu local de treino até que é boa, mas para ser ideal teria que ser um centro de treinamento, onde eu pudesse fazer tudo que eu preciso (tiros, rodagens, musculação e recuperação) no mesmo local. Perco muito tempo tendo que me deslocar entre um estabelecimento e outro para poder fazer tudo o que preciso e isso é ruim.

Cisiane no Mundial de Atletismo de Beijing, em 2015.

Cisiane no Mundial de Atletismo de Beijing, em 2015.

AD – Participar de uma Olimpíada é um sonho antigo? Como está a expectativa para Rio 2016?
Cisiane – Sim é um sonho antigo. Na verdade, todo atleta sonha um dia ir para as Olimpíadas. Eu cheguei bem perto em 2008 ficando a 14 segundos do índice e em 2012 engravidei, mas sempre sonhei com uma Olimpíada. Espero fazer o meu melhor e tentar melhorar minha posição com relação ao último Mundial de Atletismo em Beijing 2015, onde cheguei em 29º lugar.

AD – A gente sabe que você é mãe. Como é conciliar os treinos e competições com a maternidade?
Cisiane – Sim, sou mãe do menino mais lindo do mundo, o Victor Gabriel! Rsrsrs. Olha não é muito fácil para conseguir treinar com a melhor qualidade. Tenho que deixá-lo em tempo integral na escola e nos treinos de sábado ele sempre acompanha. Quando preciso viajar, minha mãe ou minha sogra cuidam dele para mim. Geralmente minha mãe é quem fica mais com ele, já que ela mora mais perto de mim e já está aposentada. Mesmo assim é complicado, porque ela também não está muito bem de saúde (ela tem Mal de Parkinson), então procuro ficar só o tempo necessário nas competições. Antes eu conseguia fazer campings de treinamentos de 30 dias, atualmente isso é impossível devido a maternidade e as obrigações que vem com ela.

AD – Qual seu maior sonho como atleta?
Cisiane – Meu maior sonho é ir para uma Olimpíadas e ganhar uma medalha para meu país.

Estamos aqui torcendo para que a Cisiane realize esse sonho! Boa sorte!