Oi! Voltei para falar um pouco mais sobre a Dermatite Atópica. Como eu recebi o feedback de algumas pessoas que leram o primeiro post sobre dermatite e comentaram que possuem dermatite, eu achei que seria ótimo voltar e falar sobre os cuidados básicos que os atópicos devem ter.

Na verdade, esse tema renderá alguns outros posts, mas serão feitos com o tempo para não ficar uma coisa chata e enjoativa, ok? Não se preocupem. Eu optei por voltar “rapidinho” pra falar sobre os cuidados porque não adianta nada explicar o que é a doença e não deixar as recomendações básicas para os cuidados. Elas são extremamente importantes e ajudam muito (no meu caso com a Rafa, ajudou bastante!).

shutterstock_88255474

Imagem close em uma bela mão feminina aplicando creme hidratante. By Shutterstock

RECOMENDAÇÕES BÁSICAS PARA O PORTADOR DE DERMATITE ATÓPICA 

  1. Usar roupas leves, cores claras, largas e preferencialmente de algodão
  2. Retirar a etiqueta das roupas
  3. Não usar amaciante nas roupas
  4. Enxaguar bem as roupas
  5. Banhos mornos e rápidos 
  6. Evitar esfregar com buchas e similares
  7. Não usar o sabonete de glicerina em barra puro. Sabonetes líquidos, hipoalergênicos são os mais indicados. Nas crises, não usar sabonete
  8. Ao enxugar-se, evitar esfregar a pele com a toalha
  9. Passar creme hidratante logo após ao banho (dentro dos primeiros 3 minutos)
  10. Procurar manter-se em temperatura estável, evitando a transpiração
  11. Em caso de banho de piscina, tomar banho de chuveiro logo após sair (para tirar o cloro) e aplicar o hidratante
  12. Evitar contato com a poeira, manter quarto limpo, sem carpetes, tapetes ou cortinas que acumulem pó.
  13. Manter brinquedos de pelúcia ou lã distantes
  14. Usar colchas e capas de travesseiros anti-alérgicos 
  15. Aspirar o chão frequentemente
  16. Quanto à sua dieta, evitar os alimentos que você percebeu que pioram sua dermatite e aqueles que o médico pediu para você evitar
  17. Evitar corantes e aditivos alimentares
  18. Restos de alimento na pele desencadeiam dermatite, evite
  19. Enxugue o suor com uma toalha de algodão
  20. Procure manter-se calmo e controlar sua dermatite com bom senso

Eu recebi a lista acima no dia da minha primeira consulta com o Dr. Mário, colei na geladeira e foi um ótimo guia. Eu sigo as recomendações como uma xiita e elas ajudam na hora de lidar com a doença.

shutterstock_106522193

Imagem gota de água na pele humana by Shutterstock

COMO EU FAÇO POR AQUI? 

Eu evito roupas escuras e a Rafa usa em quase 100% do tempo roupas de algodão. As roupas de tecido sintético realmente incomodam. As etiquetas são arrancadas porque elas são um “convite” à coceira. O médico explicou que a etiqueta incomoda no pescoço e de repente a pessoa está conçando o pé e que isso é muito comum. Ele disse também que em alguns casos, até o contato físico com outra pessoa incomoda o atópico. Dar um abraço pode causar coceira (sim!!!). E sabe brincadeira de cosquinha? Detesto que façam na Rafa porque tenho medo dela começar a se coçar.

Se está muito quente, a Rafaela troca de pijama todos os dias. Em algumas situações, a roupa de cama é trocada 2x na semana. Não uso amaciante em nenhuma roupa aqui de casa para ela não ter contato e as roupas delas são lavadas com sabão de coco.

Pra Rafa é só sabonete líquido indicado para atópico ou o da Granado. Como agora ela está maiorzinha e às vezes faz uso de condicionar, só da marca Granado também. Bucha nem pensar. Toalhas apenas as muito macias. E em caso de crise de coceira, dou uma banho rápido nela para refrescar e passo hidratante. O resultado é imediato. Quando ela está com a pele muito ressecada, passo creme 3x ao dia, mas o de praxe aqui é hidratante ao acordar e após o banho.

No caso da piscina, estamos evitando a aquecida porque deixa a pele dela muito sensível e na piscina comum, ela toma uma ducha tão logo termina a brincadeira para tirar o cloro.

A praia é uma ótima opção para os atópicos, porém a areia é demônio. Rafa senta pra brincar na areia, fica raspando o bumbum ali e logo está toda machucada. O cuidado na praia também precisa ser dobrado. Mas a água de mar é um ótimo remédio para as feridas. Porém tem que hidratar bastante também porque o sal deixa a pele muito ressecada.

Bichos de pelúcia são itens praticamente extintos nessa casa, só 1 ou 2 foram salvos. Doei todos. Lã nem pensar. Cortina não existe, tiramos o tapete da sala e trocamos o sofá por um de couro por causa do acúmulo de ácaro.

Alimentação e stress são os itens mais bizarros de controlar e são os que mais fazem entrar em crise. Se a Rafaela pedir alguma coisa e achar que será contrariada, ela já começa a se coçar. Se ela está ansiosa porque vai sair, ela se coça. Corantes fazer MUITO mal, mas MUITO!!! Alimentos industrializados dão um show de horror à parte quando se trata de dermatite. Mas sobre a alimentação falarei em um próximo post porque o tema é longo e muito interessante.

Espero que essa lista ajude vocês como me ajudou 🙂

Ah, e um item que não está na lista, mas é muito importante: BEBA ÁGUA. A hidratação deve ser oral também. Se você não tem o hábito de beber água, agora é hora de atenção redobrada.