Serei bem sincera: lembro de já ter assistido uma vez ou outra competição de canoagem, sei que o objetivo é ver quem cruza primeiro a linha de chegada e só! Não sei absolutamente mais nada sobre o esporte. Então bora aprender juntas mais sobre esse esporte?

canoagem-velocidade

REGRAS

Lição número 1: o desafio consiste em, abordo de canoas e caiaques, em águas calmas, os atletas devem concluir um trajeto pré-determinado em linha reta no menor tempo possível.

Equipamentos eletrônicos indicam a posição de largada dos barcos.

A competição é realizada sempre em águas calmas e os trajetos podem ter 200, 500 ou 1.000 metros de extensão. A área de competição de cada barco é delimitada por boias brancas e amarelas e, nos últimos 100m das provas, por boias vermelhas.

Nas provas, as canoas ou caiaques devem ficar a uma distância lateral de pelo menos 5 metros dos adversários para que não interfiram no desempenho dos rivais.

As embarcações:

  • Canoa para 1 pessoa, em que o atleta apoia-se no assoalho do barco com um joelho e usa remo de uma só pá. Tem até 5,20 metros de comprimento e pesa no mínimo 14 kg.
  • Canoa para 2 pessoas, em que os atletas apoiam-se no assoalho do barco com um joelho e usam remos de uma só pá. Tem até 6,50 metros de comprimento e pesa no mínimo 20 kg.
  • Caiaque para uma pessoa, em que o atleta compete sentado, utilizando um remo com duas pás. Tem até 5,20 metros de comprimento e pesa no mínimo 12 kg.
  • Caiaque para duas pessoas, em que os atletas competem sentados, utilizando um remo com duas pás. Tem até 6,50 metros de comprimento e pesa no mínimo 18 kg.
  • Caiaque para 4 pessoas, em que os atletas competem sentados, utilizando um remo com duas pás. Tem até 11 metros de comprimento e pesa no mínimo 30 kg.

O BRASIL E A NATAÇÃO NAS OLIMPÍADAS RIO 2016

canoagem-velocidade-1

Ana Paula Vergutz

Ana Paula Vergutz é nossa chance de medalha na canoagem velocidade feminino. Ela disputará o K1 500 m.

VOCÊ SABIA?

– Amurada é o nome dado para a borda superior lateral de uma canoa.

– Boca é o nome dado para a parte mais larga da canoa.

– Esteira é a trilha da água deixada por uma canoa em movimento.

– As letras K (kayak, em Inglês) e C (canoa) identificam as embarcações. O número indica o total de tripulantes, e a metragem se refere à distância da prova.

– A canoagem entrou oficialmente no programa Olímpico, em Berlim 1936. Porém, as disputas femininas tiveram início nos Jogos de Londres 1948.