Sim, dá. E não, não é trocando o óculos por lentes de contato – já vou avisando. Eu tenho alergia no olho, então lentes de contato são algo que nunca uso. Hahah. :p

Jovem mulher segurando um skate, por Shutterstock.

Jovem mulher segurando skate, por Shutterstock.

Tenho miopia, então usar óculos para ir à academia (onde a luz artificial me faz enxergar pior ainda) ou correr na rua (onde tenho que enxergar o farol, as pessoas, os carros..) é algo obrigatório pra mim. Já tentei ir sem, mas não enxergar direito acaba comigo. Fico meio perdida, surda (quem nunca, né?), me irrito fácil… então melhor colocar os óculos na cara e ir mesmo assim. Sendo assim, juntei algumas diquinhas de ouro para quem também precisa desse acessório nada dispensável na hora de suar.

Na hora de escolher:

01 -

01 – Oakley na Olho Fashion | 02 – Carrera na Olho Fashion | 03 – Chilli Beans | 04 – Carrera na Olho Fashion | 05 – Red Bull na Netshoes

  • Se atente ao material. Modelos feitos em metal ficam mais firmes ao rosto, modelos em acetato ou policarbonato costumam ceder mais com o calor. Tem coisa mais irritante do que óculos que escorrega? Não tem. Tente escolher um modelo em que pelo menos as hastes sejam de metal. A maioria dos óculos em metal não enferrujam, mas o seguro morreu de velho. Prefira os modelos em alumínio. 😉
  • Preste atenção ao modelo. Não escolha armações muito grandes ou que fiquem muito coladas ao rosto, nos dois casos a chance das lentes embaçarem com o calor do corpo é gigantesca e ninguém merece não enxergar por isso. Lentes grandes também sujam mais fácil, já que tem mais área para o suor cair ou a gente esbarrar as mãos.
  • O peso faz diferença. Já corri com óculos um pouco mais pesados e eles chegam a machucar. Um até me fez um cortinho de leve no nariz, onde o óculo fica apoiado. O ideal é que você mal sinta que está com os óculos no rosto.
  • Hastes emborrachadas valem ouro! Esse tipo de material nas hastes faz com que elas fiquem melhor presas nas orelhas, então diminui muito o risco os óculos caírem ou escorregarem. Vale a pena!
  • Não se limite aos modelos femininos. Infelizmente são poucas as opções de óculos esportivos de grau para as mulheres. Então não fique envergonhada e experimente os modelos masculinos também. Se joga, uma hora você encontra seu óculos ideal.
  • Bonitinho, mas ordinário – não caia nessa. O óculos ideal para praticar esportes tem que ser confortável. Se você ficar em dúvida entre um modelo que serviu perfeitamente e não atrapalha em nada e outro que basicamente só tem a vantagem de ser bonitão, escolha o funcional. Vai por mim, você não vai se arrepender.
  • Imprima seu estilo. Eu sei que acabei de dizer para você escolher o óculos só por ser bonito, mas se encontrar mais de um modelo que seja ótimo, escolha o que for mais a sua cara. Como apaixonada por óculos que sou, te digo: você vai ser gostar muito mais com um óculos que te ajude a expressar seu estilo. Sérião.

Na hora de usar:

  • Evite colocar as mãos nas lentes. Olha aí porque eu disse que você precisa de um óculos que não escorregue. Hehehe. As mãos suadas e sujas vão deixas as lentes imprestáveis e, provavelmente, você não vai ter onde limpá-las.
  • Não use sua camiseta de treino para limpar as lentes. A sujeira vai se espalhar, tomar conta da lente INTEIRA e vai virar um inferno. Sujou? Ou pare tudo e vá para o banheiro lavar os óculos ou se acostume com essa sujeira atrapalhando pelo resto do treino.
  • Se o esporte é muito dinâmico, compre uma daquelas cordinhas para prender os óculos no pescoço. Sim, parece coisa de vó. Sim, alguém vai te encher o saco por você usar isso. Mas ó: bem melhor os óculos caírem e ficarem no pescoço enquanto você faz uma manobra no skate do que eles rolarem pelo chão e terem a lente lascada. 😉

Usei por muito tempo óculos que eu não achava muito bonitos, mas que eram super funcional. Nunca escorregava, tinha as lentes bem pequenas… ele quebrou e agora uso um óculos de acetato, maiorzinho, totalmente contra todas essas dicas que estou dando. E ó: irrita. Estou em busca de um modelo novo que não caia e não incomode, mas anda difícil de encontrar. Enquanto procurava um até encontrei outros dois pra usar no dia-a-dia. Hahaha. Quem nunca? 😀