Oiesss, post no estilo diarinho para contar um pouco sobre como faço para treinar sendo mãe de duas. Sugestão da amiga-leitora Bruna Rieper <3 (pô, vocês podiam deixar umas sugestões de posts, néam??!!).

Observações importantes: não é só ter 2 crianças que dificulta um pouco mais na hora dos treinos. Aqui em casa nós temos faxineira uma vez por semana, então grande parte das tarefas domésticas ficam por nossa conta então eu tenho que organizar a rotina das meninas, com a rotina de organização da casa, com a rotina dos treinos. Ufa! Por exemplo: com 2 filhas a quantidade de roupa para lavar é muito maior, com isso, o tempo gasto lavando e estendendo roupa é considerável. Com 2 filhas a bagunça na casa fica maior por conta das coisas espalhadas, então perde-se um tempinho nisso (e olha que nem sou a rainha da limpeza) e por aí vai. Se maridôncio colabora? Marréclaro, aqui não tem essa, todo mundo põe a mão na massa.

Ó,  a coisa mais importante na hora de conciliar treinos com as crianças (e o marido, a casa, o trabalho) é determinação. Nem me acho o poço de determinação, mas fia, se não tiver determinação dificulta mais ainda. Mas vamos focar na rotina. Eu já testei várias rotinas de treino e vou comentar um pouquinho sobre elas:

Treinos noturnos – chegar do trabalho e ir pra academia nem é um problema, apesar de não gostar muito por já estar em cansada do dia. Mas o que me incomoda mesmo de treinar à noite é ter que abrir mão de 1 hora do dia com as meninas. Nós já passamos o dia inteiro longe, já que eu trabalho e elas ficam na escola. Se contarmos o tempo que ficamos juntas durante os dias da semana, dá em torno de 3 horas e meia (socorro!). Eu faço questão que elas durmam cedo, no máximo 21:30, então imagina se eu resolver ir pra academia à noite, serão apenas 2 horas de convivência com as meninas, muito pouco. E treinar depois das 21:30 é inviável porque estou morta de cansaço.

Treinos na hora do almoço – é um horário legal de treinar, mas me incomoda um pouco porque fica muito corrido, mal dá tempo de respirar. É sair do trabalho, treinar, tomar banho correndo, almoçar correndo e voltar para o trabalho. Esse horário é muito prático, mas é o mais cansativo.

Treinos matutinos – acordar 5:20 da manhã para treinar todo dia até parece coisa de louco, mas é o melhor horário de treino. Eu treinava nesse horário antes de engravidar da Rebeca e adorava. Aí engravidei, tive a Rebeca, fiquei desempregada e simplesmente não conseguia acordar cedo. Sei lá que danado aconteceu. Voltei a trabalhar em junho, fiquei 2 meses com os horários muito puxados no trabalho, mas nas últimas 3 semanas tenho conseguido acordar cedo e começar o dia treinando. O que é ótimo! Eu preciso abrir mão de apenas 1 hora do meu sono para conseguir fazer isso e pronto. Não tem peso na consciência por ficar mais tempo longe das meninas ou do maridôncio, não tem correria na hora de treinar e se arrumar e fico muito mais disposta. É o horário mais confortável. Claro que o fato de ter uma academia no condomínio é fator determinante para eu conseguir fazer isso porque eu acordo, visto a roupa, desço, treino, subo, me arrumo, arrumo as meninas e saímos. Maridôncio me deixa no ponto de ônibus e leva as meninas para a escola.

organizando-treinos-com-duas-filhas

Foto Meninas lindas praticando Yoga, by Shutterstock (podia ser uma foto de nós 3, mas quem disse que achei foto nossa)

Ufa! Parece ser super cansativo, né? Mas é bem gostoso, a única coisa que acontece é que não existe procrastinação. É normal eu deitar para colocar as meninas para dormir e ir junto (mas muitas vezes tenho que levantar depois porque tenho que deixar tudo organizado para o dia seguinte). É normal sentar para ver um filme e dormir (maridôncio já desistiu de ver filme comigo). E é normal eu não querer fazer nada durante a semana à noite porque eu detesto quando a rotina é quebrada. E tranquilidade não existe, é sempre tudo muito corrido, uma loucura (mas das boas!).

Ter uma rotina bem definida e muita organização é fundamental para dar conta de tudo. Os horários precisam ser rigorosamente cumpridos, geralmente estou fazendo 2 coisas ao mesmo tempo e é comum eu lavar louça do jantar por volta das 22:30 da noite porque a gente só janta depois que as meninas dormem (porque maridôncio vai pra academia à noite).

Uma coisa é fato: eu fiquei muito mais determinada com os treinos depois que tive filho porque eu sabia que se não fizesse naquele horário, não conseguiria fazer mais. E me arrependo por ter procrastinado tanto quando não tinha filhos #ficadica

Meus amores <3

Meus amores <3

Se você tem alguém dica para me dar para me ajudar a deixar tudo ainda mais prático, deixa aí nos comentários porque todo dia ainda tenho que organizar toda a minha alimentação do dia seguinte, as mochilas das meninas…etc.