Aeeeee, véspera de feriado de QUATRO dias, calor….e todos os elementos juntos para você enfiar os 2 pés na jaca (e as 2 mãos também) e correr o risco de jogar a dieta pelo ralo. Mas pensando no seu bem-estar, resolvi juntar umas dicas para ajudar a não sair totalmente da linha durante esses 4 dias de folga.

[PAUSA] Na verdade, a ideia desse post surgiu porque quem precisa manter a linha durante os 4 dias do feriado sou euzinha aqui. Comecei a semana me lamentando que a dieta não estava dando resultado, foquei totalmente, encaixei a dieta e agora estou me borrando de medo de colocar tudo a perder nesses 4 dias de folga. Então, miga, dá a mão e vamos encarar juntas esse feriadão sem colocar tudo a perder. [DESPAUSA]

Vamos às dicas (ou às estratégias que adotarei) para curtir o feriado sem paranóia, mas sem perder o foco:

1. Programe-se!

como-curtir-o-feriado-sem-abusar

Foto vetor de relógio parado, by Shutterstock

Pense nas coisas que você irá precisar para exagerar nos comes e nos bebes. Por exemplo, eu sempre carrego meu tereré para onde vou. Assim começou o dia tomando tereré e isso faz com que eu demore mais para tomar a primeira cervejinha. Além do que me ajuda a ficar bem hidratada.

Leve petiscos saudáveis para não morrer na fritura da barraca da praia ou do hotel. Aproveita que o feriado ainda não chegou, passa em uma loja de produtos naturais, compra uns snacks saudáveis, algumas amêndoas (sem sal, de preferência), castanha do pará… e carregue com você. Mesmo que você acabe comendo um peixinho frito, os snacks saudáveis vão adiar e diminuir a quantidade de besteiras que você irá consumir nesses dias.

2. Mantenha a linha no café da manhã

Nada de aproveitar que o buffet da pousada é farto e comer tudo o que tem direito. Tente manter o café da manhã o mais próximo possível da sua dieta. Comece o dia leve, quanto mais tempo conseguir adiar a “avacalhação” com os comes, melhor.

Se você estiver na casa da praia, na casa da mãe, da tia, da vizinha….nada de se jogar no pãozinho francês (nham…nham…). Finja que não está vendo e foca na dieta.

3. Faça alguma atividade física

Tente acordar um pouquinho mais cedo que a galera e vá se exercitar. Que tal sair para comprar o pãozinho naquela padaria um pouquinho mais longe? Não rolou de acordar cedo, aproveite o horário de verão e use o frescor do fim da tarde para dar uma corridinha, deliciosa. Que tal caminhar na praia? Dá pra ir com a amiga e bater um papo.

Eu estou usando a brincadeira com o surf para me exercitar. Algumas vezes consigo deixar as meninas na praia e dar uma corridinha de meia-hora, às vezes não rola de correr, então eu caminho na areia fofa ou então só fico na prancha mesmo, me matando para pegar uma onda. O importante é se mexer, queimar previamente aquilo que será consumido ao longo do dia.

4. Hidrate-se

Vai tomar umas? Aoooo delícia! Mas não esqueça de beber um pouco de água entre uma cerveja e outra, assim evita que o álcool “suba” e ainda ajuda a não ter ressaca.

5. Não abuse, mas aproveite! 

Vai comer uma pizza, uma massa ou uma feijoada? Vá sem culpa, mas que tal diminuir um pouquinho a quantidade? Assim você não deixa de curtir, mas também não corre o risco de ficar com peso na consciência depois por ter chutado o balde.

O que importa é ser feliz, alcançar os objetivos traçados e o mais importante: sem neuras 🙂