ADORO viradas de ano.
Todo esse clima de renovação que envolve a época é bem convidativo à reflexão e mudanças. É uma época que a maioria das pessoas fazem retrospectivas, repensam erros e acertos, bolam novos planos e enchem o coração de esperança no ano que virá. Dá até um UP na força de vontade! 💗

Racionalmente falando, é só mais um ano e a vida não será transformada num passe de mágica. Mas convenhamos que é sim uma época que estamos bem mais dispostas a AGIR para que tudo seja melhor.

E que tal fazer isso djá? Sem esperar a próxima segunda-feira ou [pior] o próximo ano! DEUSOLIVRE, ISOLA!
Escrevi um monte de metas que eu preciso colocar em prática este ano e achei que seria legal dividir algumas delas com vocês. E como uma meta só será realizável com atitudes, também coloquei algumas dicas de como começar a botar a mão na massa. Vem comigo!

Em 2017 ACORDEI DISPOSTA A…

1. Dormir Melhor

Se tem algo que não faço a muito tempo é dormir bem. E quando digo dormir bem, me refiro a ter um sono de QUALIDADE. E é fácil sacar isso, quando acordamos descansadas e revigoradas é porque dormimos muito bem. E isso deve ser constante e não acontecer de forma aleatória.

O sono é tão importante que influencia em um bocado de coisas: concentração, humor, rendimento, peso, ansiedade…Se você treina forte, esteja ciente que um sono ruim pode muito bem jogar tudo isso para o beleléu (principalmente se você quer ganhar massa magra).
Ter uma boa noite de SONO é um dos segredos para Acordar Disposta e tem tanta importância que é digno de um post só sobre este assunto.

Já faz tempo que eu (Erica) tenho dormido de forma insatisfatória. Depois dos 30 anos passei a acordar mais cedo (hoje entendo meus pais e avós rs), antes das 5h da manhã já estou de pé e (acredite) eu gosto! hahahah Acho que finalmente me descobri uma morning person, hein? O grande problema aqui é que também sou notívaga e desligo a cabeça muito tarde. Aí já viu, né? Acordo como se tivesse trabalhado a noite toda.

DICAS PARA DORMIR MELHOR

  • Pouco antes de dormir crie um ritual que pode ser: um banho relaxante, velas (caso você não tenha gatos ou crianças pequenas rs) ou deixar o ambiente com uma iluminação mais baixa. Algumas pessoas usam cheirinhos e incensos para relaxar.
  • Deixe o celular longe da cama. Assim não você correrá o risco de cair em tentação e dar uma curiadONA e se perder no tempo.
  • Programe a iluminação do celular e monitor para a luz alaranjada (no IOS: Ajustes – Tela e Brilho – Night Shift – se você tem celular Android ou Windows Phone dá um help nos comentários).  Caso não tenha nos ajustes do seu celular, procure apps que fazem isso. O por que da luz alaranjada? A luz azul emitida pelos dispositivos eletrônicos aumenta o ritmo dos batimentos cardíacos e “confunde o organismo” fazendo com que a pessoa fique em estado de alerta. E isso suprime os níveis de melatonina (hormônio que induz ao sono). Grosseiramente explicando, a luz alaranjada é a mais indicada porque imita a luz do por do sol e induz a produção de melatonina.
  • Evite dormir com a TV ligada. O melhor ambiente para dormir é um quarto o mais escuro possível. Lembre-se que luzes emitidas aumentam o estado de atenção, além de atrapalhar a fase REM (sono profundo).
  • Se puder, evite ficar até altas horas trabalhando. Por um lado você ganha adiantando o serviço, mas por outro prejudica a produção no dia seguinte. No final das contas é um sacrifício que não valeu de nada.
  • Evite bebidas energéticas, cafeína ou se alimentar com “comida pesada” à noite.
  • Trate o sono com o devido respeito. É tão importante pra gente viver quanto comer e se hidratar.

2. FAZER O MELHOR QUE PUDER, SEM EXIGIR PERFEIÇÃO

Perfeccionismo.
O que muitos consideram qualidade, eu julgo um defeito. Sabe por quê? Essa “qualidade” mais me prejudicou do que ajudou. Esse perfeccionismo (no meu caso era imenso), já me fez agir de forma não muito legal comigo mesma. E muitas vezes isso já me levou a um estado auto depreciativo, compulsivo e depressivo. É tão sério que precisei de terapia e medicação por um tempo. Era um sentimento ruim que surgia quando algo que eu fazia não estava perfeito para meus padrões.

Bom…hoje estou mais “de boa na lagoa”, mas preciso me policiar muito para não cair nesse auto julgamento. Mas preciso melhorar mais ainda em 2017. Porque da mesma forma que não exijo perfeição de ninguém, não posso fazer comigo mesma, não é verdade? Quero sempre dar o meu melhor, mas sem me tornar escrava dos meus próprios padrões de qualidade. E se algo não saiu perfeitinho como queria, paciência uai!


Você é assim também? Então se liga nas dicas!

DICAS PARA SE LIVRAR DA NEURA DA PERFEIÇÃO

  • Escorregou? Levante-se e prossiga! Um caminho ou percurso nunca será fácil e totalmente plano, pelo contrário, é feito de altos, baixos, espinhos, buracos e pedras. Em algum momento vamos escorregar, tropeçar, cair e até nos ralar. O melhor a fazer é não voltar pra trás e sim se levantar, passar curativo e continuar.
  • Tenha um plano B, C, D… É sempre muito bom ter outras saídas. Isso além de ser uma tática, para sua cabeça significa que existe sim a possibilidade de falhar e se acontecer você saberá como sair dessa.
  • Pequenos acertos é melhor do que desistir de vez e começar tuuudo de novo. Vai acertando aqui, errando ali, uma hora a gente chega lá. Spoiler: mesmo se você começar tudo de novo, uma hora vai tropeçar. E aí, vai recomeçar quantas vezes?
  • Se você estiver naquele ponto que descrevi no texto, tente achar o que te causa isso. Procure fazer terapia, é maravilhoso!
  • Não espere o momento perfeito, ele pode demorar a acontecer. O momento certo não é amanhã, é AGORA. É você que faz a hora perfeita! E se amanhã estiver pior do que hoje, vai adiar de novo?

3.  TER UMA ROTINA DE TREINOS

Essa foi uma meta para 2016 que não consegui cumprir na maior parte do ano. Se eu for colocar na balança o ano todo de 2016, o tempo que fiquei parada foi muuuito maior em comparação com o tempo que me mexi.
De certa forma tenho motivos, mas hora de olhar para frente. Neste ano tenho pouquíssimas restrições e com fé logo-logo “terei alta”, portanto não tenho motivo pra ficar parada. Se quero ter o resultado esperado, preciso ser disciplinada. E disciplina exige planejamento. Por exemplo: se eu não treinar super cedo, só vou ter outra oportunidade se tiver muita sorte (tenho horários loucos). O que posso fazer então? Deixar tudo pronto, acordar mais cedo e ir treinar. Uma coisa é certa, tenho hora pra terminar o treino e pra fazer dar certo, preciso deixar tudo nos conformes. Pronto, é essa rotina que preciso seguir para que tudo dê certo.

DICAS

  • Desafio pessoal: a Carô lançou um desafio pessoal muito legal, que é treinar todos os dias, durante 30 dias. Eu me desafiei a postar fotos a cada 30 dias durante 1 ano para acompanhar a evolução. Qual é o seu desafio? Crie um e se for te incentivar a cumprir, compartilhe com a galera.
  • Deixe tudo preparado no dia anterior. Roupas, lanchinho, mala da academia e roupa do trabalho. Assim você não terá desculpas, afinal, já está tudo na mão.
  • Fazer o Drauzio Varella quando afirmou “Tenho tanta confiança na integridade de meu caráter, que fiz um trato comigo mesmo: ao acordar, só posso desistir de correr depois de vestir calção, camiseta e calçar o tênis“. O texto é ótimo, leia aqui.
  • Como disse no item sono, trate o seus treinos com o devido respeito. É como banho, tomamos todos os dias mesmo com preguiça, cansadas e com sono. É difícil até virar rotina, depois vai no automático.

4. TER MAIS MOMENTOS DE LAZER

Outra meta que falhei miseravelmente no ano passado. Me deixei ser levada pela rotina, compromissos profissionais e literalmente deixei de lado meus momentos de lazer. Saca quando esperamos o momento e estado perfeito? Foi beeem isso que aconteceu! Tá vendo como não adianta exigir perfeição em tudo?
Saldo Final de 2016: saí pouquíssimas vezes pra curtir e praticamente não tive vida social. Quando tinha uma horinha livre, era pra dormir.
Separar momentos de lazer não é uma frescura de desocupados, é prioridade para a saúde mental de seres humanos (até de bichos) e faz muito muito bem! É extremamente saudável relaxar e desconectar da vida de gente grande.

DICAS PARA TER MAIS MOMENTOS DE LAZER

  • Fazer planejamentos. Sim, por incrível que pareça, precisamos planejar até nosso lazer. Porque se for deixar pra esperar, o tempo passa, a gente se deixa levar ou ficamos em casa fazendo vários nada (o que é ótimo também, mas sair pra espairecer é melhor ainda). Faça ou imprima planners semanais e mensais, é ótimo porque dá uma visão ampla da semana ou mês. Eu imprimi esse aqui, mas tem um monte para imprimir na internet, só jogar no Google “Planner Semanal” “Planner Mensal 2017”. Faça do lazer também um compromisso.
  •  Não perca tempo vivendo a vida dos outros nos Stories, Snapchats da vida. Eu até voltei a assistir, mas o faço no carro (de carona) ou à noite ou qualquer outro momento quando não me resta opção a não ser olhar o celular. rs
  • Se você faz mais a linha caseira, pegue uma série para assistir. É ótimo para desviar atenção do que te estressa!

Por um 2017 sem muito estresse <3

Acabei me empolgando e deixei o post enorme. Oooops! 😬😂😂 Por isso achei melhor dividi-lo em dois. A parte seguinte sairá na quarta-feira.😊