Ah, as férias de verão…pra mim, as melhores. Principalmente quando tem muita praia envolvida. Eu já ouvi muitas pessoas reclamando da praia por conta da areia e eu sempre falo que para ir à praia tem que ter todo um “traquejo”, caso contrário, a nossa vida realmente fica mais complicada ao ter que lidar com a areia, o vizinho que coloca o som alto e por aí vai. E pensando nisso, resolvi compartilhar algumas dicas para tentar deixar a praia mais prazerosa. Principalmente quando a praia está lotada de gente, pois nem sempre temos a chance de curtir uma praia vazia 😉

1. A praia é pública, mas ninguém faz só o que quer

Mesmo sabendo que a praia é um local público, respeite seu espaço e o do outro. Use, com limites, o espaço para guarda-sol e as cadeiras.

2. Cuidado com a toalha de praia (ou canga)

Você gosta de tomar um sol deitada na areia? Na hora de ir embora, junte a canga que está cheia de areia em um “montinho” e afaste-se na hora de batê-la para tirar a areia. Bater a canga, sem cuidado, no meio de todo mundo, vai provocar uma chuva de areia em quem estiver em volta e isso não é nada agradável.

3. Animais de estimação e praia não combinam

Eu sei que a maioria das pessoas trata o cãozinho como um membro da família, mas praia não é um local pra ele. Os animais podem transmitir doenças e fica muito complicado controlar onde e quando o cãozinho fará xixi se ele estiver na praia, com areia por todos os lados. Nas praias existem sinalizações informando que não é permitido cachorro ali, respeite as regras.

4. Cuide do seu lixo

Leve saquinhos para a praia com a finalidade de recolher todo o seu lixo (bitucas de cigarro também devem ser recolhidas da areia). Tudo o que você deixa de lixo na areia, poderá virar “alimento” para os animais marinhos. A tartaruga, a baleia e todos os demais animais marinhos, não conseguem diferenciar um alimento de verdade de um pedaço de lixo. Por isso devemos cuidar muito bem do nosso lixo.

Na Praia Grande aqui no litoral de São Paulo existe um serviço de limpeza da praia, onde no fim da tarde, um caminhão passa recolhendo lixo e um trator fazendo a limpeza. Porém, isso não justifica a falta de cuidado com o lixo no período que você está na praia. O trator não consegue recolher todo lixo e até ele passar no fim da tarde, a maré já subiu, já desceu e levou para dentro do mar o lixo que ficou ali.

Vocês sabiam que foram encontradas diversas baleias mortas e ao olharem o estômago delas encontraram muito lixo plástico? E essa foi a causa da morte delas? Pois é. Um total absurdo. Então, por favor, recolha todo o seu lixo. Sempre!

5. Cuidado com o som alto

Foto Stock: Radio vintage na areia da praia By Shutterstock

Quem não gosta de pegar um solzinho ouvindo uma musiquinha agradável? Mas nem sempre a música agradável pra mim é a mesma pra você. E nem sempre o volume da música que é agradável pra mim, é agradável pra você. Se optar por ouvir música sem os fones de ouvido, coloque em um volume que não incomode seu vizinho de areia.

6. Beba com moderação

Foto Stock: cerveja e mar…estou no paraíso. By Shutterstock

Acho que a cerveja gelada é bebida mais consumida nas praias do país. Mas isso não significa que você tem que beber até ficar inconveniente e dar trabalho para as pessoas, principalmente entrando no mar e correndo o risco de se afogar.

Graças a Deus eu nunca vi uma cena assim, mas é cada notícia “que nóis vê” na tv, que olha….

7. Cuidado redobrado com as crianças

Praia cheia é sinônimo de criança perdida. Eu já vi algumas crianças perdidas na praia (nada grave) e é de partir o coração ao ver o desespero dessas crianças ao perceberem que estão sozinhas ali.

Tomem muito cuidado com as crianças, coloquem fitinha com nome e telefone, não deixem as crianças sozinhas por muito tempo na água (isso para as maiores porque criança pequena sozinha na água = nem pensar). Cuidem das nossas crianças, elas são nosso bem mais precioso!

Se você achar uma criança perdida ou perder uma, procure um guarda-vidas ou um policial. Isso tornará o reencontro com a família mais fácil.

Aproveitem bem o verão, curtam muito a praia e, na dúvida, faça a seguinte pergunta: “eu gostaria que fizessem isso na praia perto de mim?” Se a resposta for “não”, então não faça.

Um ótimo verão pra vocês <3