O melão é um fruto com poucas calorias – 29 a cada 100 gramas – e por conter grandes quantidades de água em sua composição (80%), apresenta como um hidratante natural e forte auxiliar em dietas para controlar o peso (melão é uma das frutas permitidas no Whole 30).

Seus benefícios a saúde vão muito além disso. O fruto ganhou ainda mais destaque depois do alerta de especialistas sobre as funcionalidades que rendeu a ele a fama de “o fruto da mulher”.  Isso porque, devido a seus nutrientes e quantidade de água, o melão pode ajudar a controlar a TPM, regular o ciclo menstrual, auxiliar a manutenção da menopausa, na fertilidade feminina e ainda estrelar receitas nutritivas e saborosas, como o leite da semente de melão, rica em cálcio e magnésio principalmente.

A quantidade de magnésio da fruta explica o melão ser chamado de “Fruto da Fertilidade” ou “Fruto da Mulher”. O magnésio auxilia como um relaxante dos músculos moles (útero) e facilita o trajeto do embrião no corpo da mulher. E proporciona alívio dos sintomas da TPM por ter ação relaxante muscular e no relaxamento dos vasos sanguíneos, beneficiando a saúde cardiovascular e a qualidade do sono; atua na formação óssea e na formação de serotonina que é um neurotransmissor relacionado ao bem-estar.  Além disso, a fruta é rica em ácido fólico, que é fundamental para o desenvolvimento do feto.

O melão também é uma das melhores fontes de cálcio, que ajuda a evitar a osteoporose, problema muito comum em mulheres, principalmente após a menopausa. Além disso, seus compostos antioxidantes previnem contra alguns tipos de cânceres e envelhecimento precoce.  O fruto ainda contém vitamina A (Betacaroteno) que possui ação antioxidante e protetora da pele.  E dentro de um contexto de alimentação saudável, o melão contribui com ação diurética, auxiliando na eliminação de toxinas do organismo.

Leite de Melão

As sementes do melão servem como base de um delicioso leite, elas são uma boa fonte de antioxidantes naturais com funções biológicas significativas e possuem em sua composição fibras, cálcio e magnésio, que contribuem para manutenção dos ossos e também no controle da TPM, já que o magnésio atua no relaxamento dos músculos moles. “Isso auxilia na redução de dores como cólica, portanto pode servir como ingrediente fortificante em uma dieta com estilo de vida saudável”, completa. As sementes também podem ser torradas e consumidas sem a casca na forma de snacks ou simplesmente trituradas e misturadas a massas, pães e bolos para enriquecer as receitas, de acordo com indicação da nutricionista Isabel.

Como ter um melão mais saboroso

Um dos grandes segredos do melão é revelado por uma das maiores produtoras da fruta no mundo, a Itaueira, produtora do Melão REI, que é conhecido por ser o mais saboroso do Brasil. É comum ouvir pessoas dizerem que acham o melão uma fruta pouco saborosa. De acordo com Adriana Prado, gerente de marketing e logística Internacional da Itaueira, uma das causas disso é quando a fruta é colhida antes da hora.  Ela explica que o melão é um fruto não-climatérico que, após sua colheita, não amadurece mais e perde a capacidade aprimorar o sabor e vai apenas envelhecendo com o passar do tempo. “No caso do Melão REI, ele é colhido no tempo certo de maturação e recebe cuidados específicos no seu cultivo, escolha das sementes, embalagem, resfriamento e distribuição, e isso garante o sabor que o consumidor busca”, destaca.

Nós testamos e aprovamos o Melão Rei, realmente é muito saboroso. Rebeca ama melão e “detonou” os que ganhamos :p