Primeira segunda-feira do ano, a gente acorda mega disposta a botar em prática todas as mudanças que idealizamos na virada do ano e, por que não praticar algum esporte novo, né?

Eu sempre tive muita vontade de praticar hidroginástica, mas confesso que ficava meio com aquela coisa besta de que esse é um esporte de velhinhas, sabe? Idiotice total, eu sei, mas sempre arranjava uma desculpa para não ir atrás de uma academia e ver se eu curtia. Isso mudou no dia em que algumas vizinhas aqui do prédio resolveram se juntar e contratar uma personal para dar aulas na piscina do condomínio duas vezes por semana. Me animei na hora, não tinha mais desculpa para não experimentar e fui logo topando.

hidro-inicio-01

Poderia ser eu na piscina, caso eu conseguisse me equilibrar, segurar os pesos e sorrir ao mesmo tempo. Hahaha.
The girl is engaged aqua aerobics with dumbbells, by Shutterstock

E lá fui eu para a piscina achando que seria uma aula tranquila, mais relaxante do que qualquer coisa. Ooooooo engano! Hahaha. A hidroginástica é sim um exercício de baixo impacto, já que e realizada embaixo d’água, mas exige bastante do corpo. O professor fica fora da água demonstrando os movimentos que devemos fazer e disponibiliza pesos para quem quiser potencializar um pouco mais as repetições. Eu estava lá, vendo a professora fazeando os movimentos na borda da piscina e achando tranquilo, até comecar a fazer. A água torna tudo mais dificil criando resistência e é aí que o bicho pega. A aula passa super rápido, nem parece que exigiu muito da gente, mas é so chegar em casa e tomar banho que o cansaço bate. Aquele cansaço gostoso, de corpo cansado mas não exausto, sabe? Amo essa sensação.

Infelizmente, de todas que se disseram animadas para as aulas, somente eu e mais uma vizinha realmente fizemos as aulas. Como apenas nos duas aparecíamos nas aulas, acabou ficando difícil para a professora manter o valor que tínhamos acordado e ela teve que cancelar as aulas. Uma pena, porque adorei a prática e agora quero encontrar uma academia perto de casa para continuar. Como fiz pouquíssimo tempo, não consegui ver nenhum resultado no corpo ou na disposição, mas os benefícios existem e são muitos!

hidro-inicio-02

Quero ver você segurar o tempo todo essa perninha pra cima. :O
Underwater picture of an aerobics class, by Shutterstock.

  • Se você não sabe nadar, não precisa se preocupar. A hidroginástica é sempre realizada na parte rasa da piscina, onde conseguimos ficar de pé sem esforço.
  • Informação util para quem gosta de contar as calorias: um aluno queima, em media, 400 calorias a cada aula de 50 minutos.
  • É um ótimo esporte para quem tem problemas de articulação e lesões. Tambem é indicado para quem sofre de fibromialgia.
  • Como a natação, também ajuda na redução do stress e da ansiedade.
  • A resistência da água é em torno de 12 vezes maior do que a do ar, o que faz com que todos os movimentos realizados dentro da piscina sejam potencializados, ajudando a melhorar o tônus e a resistência muscular. Glúteos, braços, pernas, abdômen e costas são os grupos mais estimulados.
  • Ajuda a melhorar a resistência cardiovascular. Se você corre ou anda de bike, ela pode ajudar a melhorar seu desempenho nesses esportes também.
  • É um bom esporte para grávidas. Melhora a circulação e favorece a liberação da relaxina. 😉
  • Quem passou recentemente por alguma lesão ou operação, pode usar a hidroginástica como uma prática para estimular novamente os movimentos, com menor impacto.
  • O mais importante: é divertido! Como a aula e em grupo, você conhece novas pessoas, se diverte com as musicas, da risada… uma delícia.

E aí, alguém se anima? Eu ainda estou de férias, mas no final da semana volto pra casa e já quero procurar uma academia. 🙂