Gente do céu, eu estou me coçando para escrever esse post há semanas. Juro! Mas finalmente ele saiu 🙂 Explico a razão pela qual estava me coçando: quem aqui já viu a campanha da Água de Coco Obrigado que está em veiculação chamada “Leia o Rótulo”? o/

Para quem não me conhece direito ainda, eu sou a doida do rótulo (em breve, muito breve, farei posts sobre rotulagem de produtos. Aguardem!). Doida nível: maníaca. Comparo os produtos pelo rótulo e não pelo preço.

16-01-15-leitores-rotulos (1)

E essa campanha atraiu a minha atenção por chamar os consumidores para lerem os rótulos. E como a campanha está no nível lavagem cerebral mexxxmo (tem até em ponto de ônibus), ela conquistou minha mente, aguçou minha curiosidade e me fez comparar os rótulos das águas de coco no supermercado.

Antes, gostaria de explicar uma coisinha para quem ainda não manja dos paranauês de leitura de rótulo. A tabela que encontramos no verso da embalagem, que contém a quantidade de açúcar, sódio, carboidrato, etc…essa tabela chama-se Tabela Nutricional ou Informação Nutricional. Quando falamos em leitura de rótulos aqui no Acordei Disposta, na verdade, o que queremos que vocês leiam é a lista de ingredientes.  Ela geralmente vem em letras muito miúdas logo abaixo da tabela nutricional, essa sim encontramos sempre grande e pomposa 😉

agua-de-coco-obrigado

Embalagem e lista de ingredientes da Água de Coco Obrigado

Mas voltando ao foco da comparação dos rótulos eu fiquei chocada ao comparar a lista de ingredientes entre as marcas. Vejam com seus próprios olhos:

agua-de-coco-obrigado

Lista de ingredientes de marcas variadas de água de coco que encontrei no supermercado

Eu não vou explicar item por item da lista de ingredientes das águas acima, nesse momento esse não é o propósito desse post. A minha intenção era a de mostrar pra vocês porque realmente precisamos ler os rótulos dos produtos industrializados antes de colocá-los no carrinho. Em muitos casos há a opção de substituir um produto industrializado por outro também industrializado mas que é menos prejudicial a saúde. Esse é o caso da Água de Coco Obrigado.

Estamos entendidas meninas?